Notícias

Como ser um Personal Trainer de sucesso

      
Ser Personal Trainer pode revelar-se uma actividade extremamente recompensadora
Ser Personal Trainer pode revelar-se uma actividade extremamente recompensadora  |  Fonte: iStock

Certificações:

 

Em tudo é preciso começar por algum sítio, e ser Personal Trainer não é exceção. Para quem está à procura de uma Instituição de Ensino Superior para realizar os seus estudos na área do Desporto, disponibilizamos informações sobre os cursos existentes. Esta é uma lista de Instituições meramente informativa e cuja a ordem não está dependente de avaliações externas ou internas de qualidade:

 

Doutoramento Educação Física e Desporto - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Licenciatura em Ciências do Desporto (Regime pós-laboral) - Universidade de Coimbra

Licenciatura em Ciências do Desporto - Universidade de Évora

Licenciatura em Desporto - Instituto Politécnico de Beja

Licenciatura em Desporto - Universidade do Algarve

Mestrado em Actividade Física e Desporto - Universidade da Madeira

Mestrado em Actividade Física para a Terceira Idade - Universidade do Porto

Mestrado em Exercício e Saúde - Instituto Politécnico de Bragança

Mestrado em Treino de Alto Rendimento - Universidade de Lisboa

Programa Doutoral em Ciências do Desporto- Universidade do Porto

Seguro:

 

Acidentes acontecem a toda a hora e quando menos se espera. É por isso que é fundamental estar preparado para saber lidar com eles sem ser apanhado em falso. Não caia no erro de excluir um Seguro de Responsabilidade Civil, só para evitar sobrecarregar a sua lista de despesas: um belo dia um quiroprata tropeça durante uma das suas aulas, lesiona o pulso ficando impedido de exercer a sua profissão durante uns bons meses, e não queira saber o pesadelo de encargos em que se vê envolvido. 

Tratar a sua actividade como um negócio:

 

Regra n.º1 do empreendedorismo: se se vai dedicar a um negócio, faça-o a 100%. Se ao princípio estiver a exercer esta actividade em regime part-time porque precisa de alguma estabilidade no fluxo financeiro da sua conta, isso não será um problema desde que tenha bem definido o objetivo de passar para full-time uma vez que a sua base de clientes esteja mais consolidada. Procure que o seu emprego alternativo esteja o mais possível relacionado com esta área: é uma excelente maneira de conhecer clientes e maximizar o seu networking.

Marketing Criativo

 

Uma boa estratégia para dar o primeiro impulso ao seu negócio é organizar e divulgar mini-sessões gratuitas de meia-hora num ginásio, centro fitness ou centro comunitário. Procure focar-se ativamente nos interesses manifestados pelos seus potenciais clientes logo à partida.

 

A web e as redes sociais são também das principais ferramentas mais prolíferas em resultados. Crie um canal no Youtube com dicas de fitness e procure ser consistente, postando vídeos curtos 2 a 3 vezes por semana. Isto permitirá aos seus futuros clientes terem uma ideia do seu estilo de treino e da sua personalidade. Se ao princípio não obtiver resultados massivos não desespere: é normal. Não desista, seja consistente, tenha uma boa qualidade de imagem e de edição dos vídeos. Os resultados virão com o tempo. Se criar um site, não descure a qualidade. A sua imagem e a sua reputação são o seu cartão de visita.

 

No Facebook, uma opção que oferece bons resultados é fazer sessões live do seu treino. Lembre-se que deve sempre agir de forma profissional, adulta, ética e ter uma boa energia. Não é preciso andar sempre com um sorriso rasgado de orelha a orelha, mas procure ser dinâmico e motivador. 

Especializações:



Nada vai dinamizar a sua atividade tanto como focar-se em  nichos de mercado. Aqui fica uma lista dos mais populares:

 

  • Atletas juvenis

  • Gravidez (pré-natal e pós-parto)

  • Séniores

  • Perda de peso (gordura)

  • Bodybuilding

  • Mercado feminino

  • Pessoas com incapacidades físicas

 

Coisas importantes:



Mesmo que ainda não a tenha, tudo o que faz constrói a sua reputação: procure não ceder à tentação do dinheiro rápido autorizando o seu nome e imagem para a promoção de produtos duvidosos.


Lembre-se ainda que treinos intensivos estão em todos os sites, livros e revistas de fitness - a capacidade de motivar alguém a desenvolver a autoconfiança para treinar afincadamente por si mesmo é a marca de um verdadeiro profissional de fitness. Ter o bom-senso de perceber quando um cliente está de facto a dar o seu melhor, para também haver espaço para alguma flexibilidade de modo a não desmotivar o cliente pelo seu esforço é uma qualidade imprescindível.




Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.