text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Relações Públicas vs. Comunicação Empresarial

      
relações públicas e comunicação empresarial
relações públicas e comunicação empresarial  |  Fonte: iStock

Comunicação Empresarial:

A comunicação empresarial abrange todos os aspetos da comunicação que têm lugar dentro e fora de uma empresa.  Um profissional de Comunicações Empresariais irá providenciar suporte ao departamento de gestão construindo pontes para que a comunicação se realize eficaz e pacificamente dentro dos diferentes setores da organização. Por exemplo, a elaboração de uma newsletter interna serve vários propósitos: 


a) para que todos os funcionários tenham conhecimento das diferentes atividades que estão a ser desenvolvidas pelos diferentes departamentos 

b) para que não sejam surpreendidos pela visita de um convidado  especial

c) para que se mantenham informados sobre a calendarização de eventos da empresa


Externamente, este cargo inclui também a delineação de estratégias comunicativas para estabelecer relações favoráveis com os investidores.


Relações Públicas:

Caso opte por uma carreira em Relações Públicas deverá ter presente que algumas das suas incumbências serão, por exemplo, trabalhar em conjunto com o departamento de gestão de forma a identificar, construir e manter relações saudáveis com os diferentes tipos de público-alvo.


Para atingir este objetivo o segredo é promover a reputação da sua empresa através de canais com alta visibilidade e de preferência também credibilidade. Assim, esteja preparado para trabalhar com jornalistas, editores e influenciadores das redes-sociais para divulgarem informação com base nos seus comunicados. Um aspeto muito importante ligado a esta função é também o controlo das mensagens que chegam ao público, especialmente se a sua empresa está a atravessar uma altura mais delicada em que a transmissão de informação incorreta ou imprecisa pode ser uma bola-de-neve de problemas que irá causar estragos à imagem da organização.


Estás interessado em estudar para te formares nesta especialidade? Consulta a oferta de cursos de Relações Públicas.

Mais informação


Principais diferenças:


Como já pode ter constatado, em resumo, as principais diferenças entre Comunicação Empresarial e Relações públicas prendem-se com o facto de a primeira ser mais orientada para a cena de comunicação interna entre departamentos, assim como tarefas tais como a elaboração de relatórios anuais para apresentar aos investidores ou desenvolvimento de estratégias de comunicação empresarial a nível externo.

Já Relações Públicas, é uma área mais direccionada para a imagem pública de uma empresa, sendo as relações com os media e a definição de uma estratégia para dinamizar e potencializar a imagem da empresa nas redes sociais algumas das ocupações basilares características deste cargo.


Pontos de contacto:


Para o pleno desempenho de qualquer uma destas atividades é essencial um pack de skills que os profissionais de ambas as áreas deverão possuir a um bom nível, tais como:


  • Capacidade comunicativa (escrita e oral)

  • Capacidade de persuasão

  • Capacidade de pesquisa

  • Mentalidade global

  • Criatividade


Com efeito, não é incomum encontrar alguém que seja Relações Públicas por formação a desempenhar funções de Comunicação Empresarial. Já o oposto não é algo que suceda com tanta frequência, visto que ter experiência exclusivamente em Comunicação Empresarial não é uma atividade que permita desenvolver com plenitude capacidades e competências na gestão das relações com os media - uma parte fundamental do trabalho de Relações Públicas. Se começar a suar frio ou tiver um bloqueio momentâneo numa altura crítica em que as suas capacidades de improviso não o possam salvar, poderá comprometer a imagem da sua empresa. Não obstante, se for um comunicador excepcional por natureza poderá ter sucesso também no desempenho desta função.


Como saber qual destas áreas é a mais indicada para si?


Se entre os seus pontos fortes e aptidões naturais se incluem a capacidade de improviso e o à vontade em frente às câmaras, talvez Relações Públicas seja uma carreira mais indicada. Se por outro lado as suas competências escritas são melhores do que a sua experiência ou capacidade discursiva, ou se porventura também tiver aptidões criativas para edição de vídeo e/ou design gráfico considere Comunicações Empresariais como uma posição possivelmente mais adequada.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.