text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Spin-off da UMinho dedica-se a formar jovens empreendedores

      



A Betweien, spin-off da Universidade do Minho, é a única empresa do país especializada em fomentar o empreendedorismo junto de alunos do ensino básico e secundário, recorrendo a uma metodologia de abordagem por projeto. Em apenas dois anos de atividade, já chegou a mais de 10 mil crianças e adolescentes e está prestes a editar o livro infantil “O Senhor Empreendedorismo” nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Até ao final do mês, será lançado um jogo sobre o tema para computadores, smartphones e tablets.

Especialista no desenvolvimento e na implementação de projetos de educação empreendedora, esta recém-empresa nasceu após uma “uma análise cuidada do mercado”: “Reparamos que existia uma lacuna no que concerne à criação e implementação de programas que permitissem estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras, de uma forma estruturada e orientada para a elaboração de projetos pessoais e empresariais”, realça o cofundador e ex-aluno da UMinho Narciso Moreira, que conta com a colaboração a tempo integral de nove elementos formados em Educação, Psicologia, Contabilidade, Informática e Design.

Esta empresa destaca-se das restantes por recorrer a uma metodologia inovadora investigada na UMinho, que pretende colocar os envolvidos perante situações-problema reais para as quais devem procurar soluções: “É nesta procura que, seguindo as etapas deste processo, se irão desenvolver competências de caráter transversal, que resultam numa atitude empreendedora”, acrescenta.

Está presente em três cidades portuguesas

A Betweien conta com três estruturas situadas em Braga, Aveiro e Lisboa. Há dois anos registou a marca Academia de Empreendedorismo, que já chegou a cerca de 3.200 alunos provenientes do ensino básico e secundário. Este projeto promove concursos de ideias, planos de aproximação dos jovens às empresas, pacotes de sessões estruturadas para o desenvolvimento de projetos individuais ou grupais e programas de férias empreendedoras, entre outros.

Após o “sucesso” do primeiro livro, intitulado “O Senhor Empreendedorismo”, a spin-off prevê lançar “Um Projeto e Meio Limão”, em setembro. “O objetivo é estimular a atitude empreendedora dos mais novos, dando-lhes a conhecer conceitos relacionados com o tema desde muito cedo, de uma forma simples e lúdica”, explica o autor e também diretor de projetos, Narciso Moreira. Ao longo do ano, são ainda organizados workshops, ações de formação/sensibilização e sessões de consultoria, nomeadamente de empreendedorismo local  e social. A empresa tem vindo a alargar, também, o seu âmbito de atuação, apostando em novos produtos direcionados para as restantes faixas etárias e públicos-alvo específicos.


    Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.