text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como conquistar a confiança dos seus colegas de trabalho

      
Fonte: Shutterstock

Um dos aspetos fundamentais para ter um convívio tranquilo no ambiente profissional é a confiança. É importante que os seus colegas de trabalho saibam que poderão contar consigo quando precisarem de ajuda em alguma tarefa, ou simplesmente quando necessitarem de um conselho ou de uma dica.

Leia também:
» As palavras que podem potenciar o seu currículo este ano
» Saiba como arriscar pode influenciar o seu sucesso
» Os 10 erros que podem acabar com suas hipóteses de conseguir um emprego


No entanto, conquistar a confiança no trabalho pode não ser uma tarefa muito fácil: fazer as pessoas acreditarem em si e confiarem no seu potencial requer um tempo necessário para comprovar à equipa quais são suas qualidades profissionais. A seguir, consulte dicas mais eficientes para conquistar a confiança dos seus colegas:


1 - Seja responsável e proactivo

É importante que saiba assumir as suas responsabilidades. Não espere que alguém lhe diga quais são as suas tarefas, pois isso já deveria ter sido assimilado. Seja proactivo, ou seja, tenha a iniciativa, deixando claro à equipa quais são as suas ideias e de que forma elas poderão efetivamente contribuir para a empresa. Esta atitude irá mostrar ao grupo quais são as suas principais habilidades profissionais.

2 - Cumpra com as suas promessas
Certifique-se que cumpre sempre com o que promete, dando especial atenção aos prazos que foram estabelecidos por si para realizar um determinado projeto, por exemplo. Promessas vazias podem diminuir bastante a confiança das pessoas nas suas palavras, prejudicando o seu desempenho profissional.


3 - Saia da sua zona de conforto

Não tenha medo de arriscar e de assumir novos desafios. Quando ninguém quiser assumir aquela tarefa mais complicada, seja o primeiro a disponibilizar-se para a realizar. Isso só fará com que aumente o conhecimento sobre si mesmo enquanto profissional percebendo quais são os seus limites. Além disso, caso consiga realizar aquele trabalho considerado difícil por grande parte da equipa, a sua reputação profissional só tende a aumentar.


4 - Não culpe os outros pelos seus erros

Assuma os seus próprios erros, reconhecendo quais foram os pontos em que deixou a desejar. Lembre-se que o erro pode lhe mostrar o quanto pode melhorar, dando uma lição para que as falhas cometidas não se repitam. Não se culpabilize por não conseguir realizar algo, pois qualquer pessoa falha em determinado momento. O importante é saber reconhecer o erro e aprender com ele.


5 - Seja criativo e inovador

Seja aquele profissional que procura encontrar soluções criativas para aquelas situações difíceis. Acredite no seu potencial, e use toda a sua criatividade para elaborar novas estratégias para a empresa. Pense sempre “fora da caixa”.


Conselhos como estes são práticos e fáceis de serem aplicados na sua carreira. Não espere mais, e comece a segui-los em 2015!

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.