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Veja o que fazer após ser promovido

      
Fonte: Shutterstock
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Há muito tempo que ansiava pela tão desejada promoção e agora que finalmente a conseguiu sente-se frustrado porque a sua rotina mudou e você parece simplesmente não conseguir dar conta das novas tarefas. Esta situação parece-lhe familiar?

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Caso a sua resposta seja afirmativa, fique a conhecer algumas dicas que podem ajudá-lo a administrar melhor o seu tempo agora que assumiu um novo cargo:



Classifique as suas responsabilidades

Nesta nova etapa da sua carreira, apesar de ter ganho novas funções, ainda não abandonou completamente as atividades que fazia anteriormente. Por isso, para que consiga executar todas elas é necessário que consiga dividir muito bem o seu tempo e que priorize o que é mais importante. Por outras palavras, deverá classificar a sua responsabilidade em três categorias: investimento, neutro e a ser otimizado. Na primeira, considere todas as atividades que lhe podem trazer um aumento significativo de benefícios consoante as vai realizando. Na segunda categoria, lembre-se das tarefas cujo retorno é proporcional ao tempo investido. Por fim, classifique como a ser otimizado aquilo que lhe ocupa muito tempo da sua rotina, mas que lhe traz poucas vantagens.


A partir daqui organize a sua rotina para que passe mais tempo a realizar as atividades consideradas investimento e faça rapidamente aquelas consideradas a serem otimizadas. As tarefas neutras, por sua vez, devem ter também seu tempo reduzido para que possa usar mais horas do seu dias nas obrigações que lhe trazem mais benefícios para si e para os seus colegas e para a empresa na qual trabalha.



Saiba como gerir a sua equipa

Agora que foi promovido, provavelmente passou também a ter algumas pessoas a reportarem diretamente a si, certo? Esta é uma responsabilidade muito importante, pelo que deve organizar o seu tempo de forma a lidar também com todos os membros da sua equipa. Portanto, crie um esquema destacando todas as pessoas que se encontram sob a sua alçada e escreva por baixo do nome de cada uma delas o que faz e o que pode precisar de si – reuniões mensais ou semanais de feedback, suporte emocional e assistência para que elas possam executar as suas responsabilidades da melhor maneira possível. Estas tarefas são consideradas investimento e, por isso, deve colocá-las como prioritárias.

 

 


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