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4 hobbies para pessoas stressadas

      
<p>Mais cedo ou mais tarde, em algum momento da vida, todas as pessoas acabam por <strong>sofrer de stresse</strong>. Quando unimos variáveis como trabalho, estudos e vida pessoal, as hipóteses de ficar stressado aumentam substancialmente. No primeiro momento o stresse pode parecer inofensivo mas, se essa condição persistir durante algum tempo, os efeitos psicológicos e físicos podem ser bastante graves.</p><p></p><p><span style=color: #333333;><strong>Leia também:</strong></span><br/><a href=https://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2016/01/14/1134546/aliviar-stresse-estudos-2016.html title=Como aliviar o stresse dos estudos em 2016>» <strong>Como aliviar o stresse dos estudos em 2016</strong></a><br/><a href=https://noticias.universia.pt/carreira/noticia/2015/06/30/1127465/duas-dicas-viver-stresse.html title=>» <strong>Duas dicas para viver sem stresse</strong></a><br/><a href=https://noticias.universia.pt/carreira/noticia/2015/06/08/1126482/aprenda-stressar-ambiente-trabalho.html title=Aprenda a não se stressar no ambiente de trabalho>» <strong>Aprenda a não se stressar no ambiente de trabalho</strong></a></p><p></p><p>A melhor forma de combater o nervosismo e a ansiedade, seja na vida profissional ou na universidade, é desviando a sua atenção daquilo que o está a deixar stressado, sobretudo nos momentos de descanso. Para isso, pense naquilo que mais gosta de fazer e comece a dedicar algum tempo aos seus hobbies preferidos. <strong>A seguir, conheça 4 sugestões de atividades que o vão ajudar a reduzir o stresse:</strong></p><p></p><p><strong>1. Fotografia </strong></p><p>A fotografia é ótima opção para pessoas stressadas. Para começar a praticar, não é preciso gastar muito dinheiro com equipamentos caros, lentes e outros acessórios. O ideal é começar a fazer os seus primeiros cliques com a câmara do seu próprio telemóvel, publicando os registos nas redes sociais. A prática vai inclusive estimular novas opções de passeios e de viagens.</p><p></p><p><strong>2. Culinária</strong></p><p>Cozinhar é praticamente uma terapia para os mais stressados já que proporciona momentos de liberdade para criar; o contacto com diferentes aromas e sabores; e ainda ter o prazer de produzir pratos diferentes para os seus amigos e familiares. Experimente fazer em casa um jantar para poucos convidados. Sem dúvida que terá bastante trabalho a preparar a comida mas o stresse não será certamente um dos ingredientes dessa experiência.</p><p></p><p><strong>3. Ler e escrever </strong></p><p>Ler um livro pode ser sem dúvida muito relaxante, já que a literatura transporta os seus leitores para lugares distantes e curiosos, despertando o lúdico e ajudando a tirar o foco dos problemas do dia a dia. O que muitos não sabem é que a escrita tem um efeito semelhante. Além de criar histórias, pode ainda começar a redigir o seu próprio diário, contando experiências e, de certa forma, partilhando os seus problemas e angústias.</p><p><br/><strong>4. Jardinagem </strong></p><p>O contacto com a natureza é uma forma rápida e simples de aliviar o stresse. Por este motivo, a jardinagem é considerada um dos melhores hobbies para combater o nervosismo. Ao começar uma pequena horta ou plantação, a pessoa passará um bom tempo a dedicar-se a aprender e a aplicar as técnicas de plantação, o que ocupa a mente e que faz com que os problemas desapareçam durante algumas horas.</p><p></p>
Fonte: Shutterstock

Mais cedo ou mais tarde, em algum momento da vida, todas as pessoas acabam por sofrer de stresse. Quando unimos variáveis como trabalho, estudos e vida pessoal, as hipóteses de ficar stressado aumentam substancialmente. No primeiro momento o stresse pode parecer inofensivo mas, se essa condição persistir durante algum tempo, os efeitos psicológicos e físicos podem ser bastante graves.

Leia também:
» Como aliviar o stresse dos estudos em 2016
» Duas dicas para viver sem stresse
» Aprenda a não se stressar no ambiente de trabalho

A melhor forma de combater o nervosismo e a ansiedade, seja na vida profissional ou na universidade, é desviando a sua atenção daquilo que o está a deixar stressado, sobretudo nos momentos de descanso. Para isso, pense naquilo que mais gosta de fazer e comece a dedicar algum tempo aos seus hobbies preferidos. A seguir, conheça 4 sugestões de atividades que o vão ajudar a reduzir o stresse:

1. Fotografia

A fotografia é ótima opção para pessoas stressadas. Para começar a praticar, não é preciso gastar muito dinheiro com equipamentos caros, lentes e outros acessórios. O ideal é começar a fazer os seus primeiros cliques com a câmara do seu próprio telemóvel, publicando os registos nas redes sociais. A prática vai inclusive estimular novas opções de passeios e de viagens.

2. Culinária

Cozinhar é praticamente uma terapia para os mais stressados já que proporciona momentos de liberdade para criar; o contacto com diferentes aromas e sabores; e ainda ter o prazer de produzir pratos diferentes para os seus amigos e familiares. Experimente fazer em casa um jantar para poucos convidados. Sem dúvida que terá bastante trabalho a preparar a comida mas o stresse não será certamente um dos ingredientes dessa experiência.

3. Ler e escrever

Ler um livro pode ser sem dúvida muito relaxante, já que a literatura transporta os seus leitores para lugares distantes e curiosos, despertando o lúdico e ajudando a tirar o foco dos problemas do dia a dia. O que muitos não sabem é que a escrita tem um efeito semelhante. Além de criar histórias, pode ainda começar a redigir o seu próprio diário, contando experiências e, de certa forma, partilhando os seus problemas e angústias.


4. Jardinagem

O contacto com a natureza é uma forma rápida e simples de aliviar o stresse. Por este motivo, a jardinagem é considerada um dos melhores hobbies para combater o nervosismo. Ao começar uma pequena horta ou plantação, a pessoa passará um bom tempo a dedicar-se a aprender e a aplicar as técnicas de plantação, o que ocupa a mente e que faz com que os problemas desapareçam durante algumas horas.


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