Aprenda a conciliar o seu projeto de vida com o trabalho

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Leia também:
» 5 motivos para começar um blog
» As 10 profissões mais promissoras para o futuro
1 – Perceba qual é o seu projeto
A partir do momento em que começa a trabalhar numa empresa, é importante que tenha em mente os seus projetos de vida e profissionais, para que consiga conciliá-los no dia a dia. À medida que consegue definir aquilo que o motiva mais, mais fácil será trabalhar e ser bem-sucedido.
2 – Valorize os feedbacks
Ao ouvir o seu chefe especificar os pontos onde tem que melhorar, terá consequentemente mais abertura para falar com ele. Assim, se puder expor também os seus pontos de vista sobre o que é importante para si, as hipóteses de conseguir conciliar os seus projetos pessoais e profissionais aumentam consideravelmente.
3 – Perceba as suas possibilidades
Dentro de uma empresa, deve entender até que ponto chega a sua atuação. Assim, torna-se mais fácil mapear as vantagens e as dificuldades que terá ao agir de acordo com os seus propósitos profissionais.
4 – Use o seu passado a seu favor
É importante que use todas as suas experiências anteriores, sejam pessoais ou profissionais, para construir a maneira como gostaria de trabalhar. Assim, pode tentar agregar aos poucos os seus projetos de vida ao ambiente profissional e consequentemente, adequá-los ao que acredita ser o seu ideal.
5 – Fale sobre os seus projetos
Deixe claro para toda gente o que pensa ser a melhor forma de trabalhar com base nos seus valores e interesses. É importante que tenha essa noção consolidada para que consiga alcançá-la aos poucos.
6 – Não se baseie apenas em questões académicas
Durante o período em que estiver empregado, vai perceber que o seu processo de aprendizagem acontece muito mais no dia-a-dia do que nas salas de aula. Por isso, aja de maneira a usar os seus valores e a paixão como base do seu trabalho e não os pressupostos académicos. Vai perceber que será muito mais feliz desta forma.
7 – Defenda os seus pontos de vista
Independentemente das ideias defendidas pela empresa, deve deixar claro que pretende trabalhar por amor ao trabalho e, por isso, é importante que se posicione. Enfatize sempre que se importa com os valores inerentes ao trabalho e assim não se contentará com o facto de realizar o trabalho apenas como uma obrigação.