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6 dicas para uma alimentação saudável no escritório

      
Nunca falhe o pequeno-almoço que é a refeição onde precisamos de receber mais energia
Nunca falhe o pequeno-almoço que é a refeição onde precisamos de receber mais energia
  • Para evitar as tentações alimentares um bom planeamento do que vai comer no local de trabalho irá ajudar
  • A hidratação é fundamental para controlar o apetite. Outro truque é não falhar o pequeno-almoço
  • Rejeite os lanches pré-fabricados ou de padaria industrial. Não se esqueça de ter opções saudáveis sempre à mão

Costuma trazer uma refeição saudável para o escritório ou para o espaço de coworking em que trabalha? Planeia o seu menu semanal de acordo com a pirâmide nutricional e atendendo às necessidades do seu corpo?

Embora seja difícil ser constante com uma boa dieta no local de trabalho, é importante ter recursos para evitar tentações e organizar um bom planeamento dos pratos que levará para o trabalho durante a semana.

A modelo Roz Purcell, que está a escrever o seu segundo livro de receitas, enfatiza a importância de comer saudável e fornece as seguintes dicas que serão muito úteis para agradar o seu paladar e dar ao seu corpo a contribuição nutricional que ele precisa.

Mini Guia para comer mais saudável no escritório

1 - Nunca falhe o pequeno almoço: Como a autora diz através das abreviaturas em inglês BYOB (Bring Your Own Breakfast), deve lembrar-se da importância do pequeno almoço para recarregar energia para a manhã e também para se defender dos picos de stress, especialmente se junta alimentos como leite, chá, frutas cítrinos, abacate, chocolate escuro ou aveia.

2- Não coma no escritório: Mastigar lentamente, sentir a luz do sol e esticar as pernas antes de se sentar para comer são diretrizes básicas que deve ter em mente. Se o tempo estiver bom, pode comer num espaço verde ou, caso contrário, use uma sala dedicada a isso. É essencial que se liberte das preocupações, não coma com pressa e separe a alimentação do ambiente de trabalho.

3 - Dedique tempo à preparação de um menu saudável: Embora possa ter perguiça ou ser um aborrecimento, deve destinar tempo na noite anterior ou aproveitar o fim de semana para inovar e preparar pratos nutritivos para a refeição do escritório. Se não tiver muito tempo, prepare rações duplas ou triplas ou alimentos que possa congelar. Pode encontrar inúmeros blogs, canais Youtube e aplicações de cozinha que lhe fornecem uma série de boas ideias.

4 - Não se esqueça de se manter hidratado: A sonolência típica às 4 horas da tarde muitas vezes obedece a um baixo nível de água no nosso corpo. Às vezes, o stress, a pressa ou o esquecimento podem levar a não beber líquidos suficientes, então mantenha água fresca e sumos naturais na sua mesa para favorecer a hidratação adequada que precisa.

5 - Aprenda a dizer não: É provável que tenha amigos acostumados a usar Just Eat, encomendar uma pizza ou ir até o kebab da esquina, então deve ser persistente e aprender a recusar essas ofertas, exceto em dias específicos quando quer um lanche ou comer tapas.

6 - Lanches saudáveis nos intervalos: Rejeite lanches pré-fabricados ou padaria industrial, pois tem outras alternativas muito mais saudáveis à mão, como um iogurte ou um pedaço de fruta.

Pode parecer difícil manter uma dieta equilibrada, mas quando os hábitos entrarem na rotina vai perceber que tudo começará a encaixar-se sem esforço e maior qualidade de vida. Coma bem para sentir-se mais feliz.

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