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8 conselhos para um Community Manager recém-iniciado

      
Os Community Manager preocupam-se em aumentar e manter a comunidade de seguidores nas redes sociais
Os Community Manager preocupam-se em aumentar e manter a comunidade de seguidores nas redes sociais
  • O papel do Community Manager é determinante para uma boa gestão das comunidades virtuais.
  • A organização e um bom conhecimento das marcas são também fundamentais para os profissionais desta área.
  • Os dados analíticos também são uma grande ajuda para que o Community Manager entenda se está no bom caminho.

As marcas preocupam-se cada vez mais em ter presença nas redes sociais como parte da sua estratégia de marketing e o papel do Community Manager ganha relevo.

Entre os objetivos principais a alcançar destacam-se a preocupação em aumentar e manter a comunidade de seguidores nas redes sociais e encontrar prescritores para a marca, criar conversação, melhorar o engagement, efetuar o seguimento da reputação online, incrementar a visibilidade e a notoriedade da marca na Internet, entre outras atividades. Este é um trabalho que implica muita dedicação e um seguimento diário.

Para ser um bom Community Manager anota alguns conselhos caso estejas a dar os primeiros passos na profissão:

1)    Organiza-te

As funções quotidianas de um Community Manager são diversificadas e exigem muitas horas de trabalho. Para otimizar melhor o tempo, é necessário executar uma boa gestão de tarefas.

É essencial dedicar algum tempo a planear as tarefas na agenda e as horas que serão dedicadas a cada uma. É importante criar um fluxo de trabalho diário ou semanal, onde são identificadas todas funções a serem executadas (atualização medias sociais, desenvolvimento de campanhas, relatórios, etc).

2)    Conhecer bem a marca

Em muitas situações o Community Manager gere vários canais da marca ou até várias marcas. Cada marca tem a sua personalidade e não podem ser geridas todas por igual. É imprescindível conhecer bem as marcas para as quais se está a trabalhar, na medida em que toda a estratégia deve estar alinhada com a comunicação corporativa.

Somente conhecendo em profundidade a filosofia e visão da empresa, poderemos comunicar de maneira apropriada em cada caso. Também é ideal conhecer o setor, as últimas tendências de mercado e, claro, o consumidor a quem é direcionado.

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3)    Conteúdo que chame a atenção

Para captar a atenção e criar um vínculo deve-se despertar o interesse. Para fazê-lo, o profissional que gere as redes sociais deve conseguir oferecer conteúdos que chamem a atenção.

Nos últimos anos a estratégia já não passa apenas por oferecer conteúdos comerciais, mas é mais importante oferecer ao utilizador conteúdo que lhe interesse, ou seja, conteúdo de valor. Estamos na era do conhecimento em que o consumidor se tornou muito mais exigente. Um conteúdo sem valor passará despercebido à comunidade.

4)    Aproveitar todas as ferramentas

Na atualidade existem infinitas ferramentas, algumas gratuitas, que tornam a vida do Community Manager muito mais fácil. Na realidade, proliferaram novas e muito eficazes ferramentas para ajudar-te em muitas das tarefas a realizar, seja gerir mais uma conta, obter métricas de interesse, gerir os conteúdos, entre outras.

Um exemplo pode ser o Hootsuite para a gestão de vários canais e análises de marca, ferramentas que se tornaram imprescindíveis para muitos profissionais deste setor.

5)    Ter objetivos claros

Os objetivos estabelecidos no plano de marketing são fundamentais para conseguir gerir as redes sociais da marca.

O segredo é tê-los em mente antes de colocar mãos à obra. Para além disso, um seguimento se estão a ser cumpridos e a correção dos desvios são fundamentais para o correto desenvolvimento do trabalho.

6)    Ser rápido, mas não improvisar

Os canais sociais requerem flexibilidade e ser suficientemente adaptáveis para fazer frente a qualquer situação nova que apareça. No dia a dia podem surgir situações em que se deve ter a mente muito clara, já que existem momentos em que se a gestão não for irrepreensível pode-se inclusivamente chegar a situações de crise online.

Por esta razão, é fundamental investigar constantemente, detetar o que está a acontecer nos nossos canais e no exterior e reagir depois de analisar a situação, resolvendo cada caso no devido tempo, para evitar situações de risco.

7)    Ouvir a comunidade

É importante ter em conta a comunidade para ir melhorando. Rever os comentários nos canais sociais regularmente, responder a perguntas e ouvir as impressões dos utilizadores é importante para melhorar a interação efetiva e uma comunicação mais próxima que garanta bons resultados finais.

8)    Analítica é relevante

O Community Manager é também um analítico. De nada vale incrementar a interação com a comunidade se depois não somos capazes de retirar informação relevante ou executar uma campanha sem entender os resultados de acordo com os objetivos definidos.

Apesar de algumas funções passarem despercebidas para os mais desatentos, a verdade é que o Community Manager desenvolve múltiplas tarefas durante o dia e todas elas são imprescindíveis para garantir o êxito da estratégia de marketing digital da marca.

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