Notícias

5 dicas para falar em público como um profissional

      
Seja um profissional a falar em público
Seja um profissional a falar em público  |  Fonte: Shutterstock
  • Procure a conexão emocional com o público em todos os momentos.
  • Os termos que usa, têm um impacto muito forte no público e na imagem que será formada de si.
  • Para falar em público como um profissional deve sempre trazer algo preparado e bem ensaiado.

Falar em público é, juntamente com a competência em inglês ou outras línguas, o assunto pendente de muitos grandes profissionais que se deparam com problemas como as suas carreiras não progridem ao não trabalharem para corrigir essas deficiências.

Em ambos os casos, a melhoria requer um esforço pessoal importante e passa por um processo de aprendizagem.

Para Monica Galán, autora do Método Bravo, falar em público é resumido nas cinco faces de um diamante, porque há cinco pilares para desenvolver a oratória: a recepção, o reconhecimento, a autoridade, o valor e a ovação. Mas antes de rever o Método Bravo cada um desses cinco passos para falar em público, é conveniente lembrar, que esse diamante tem uma base - o tema escolhido - e um pico - o público - que são o que realmente lhe dão o seu valor.

Está à procura de emprego?

Descubra na Universia


1) Recepção

A recepção ou acolhimento é, seguramente, o momento chave de todo discurso oral, uma vez que, de acordo com o efeito da preferência, as pessoas retêm muito melhor os primeiros elementos de um discurso. É positivo começar uma apresentação pública com um truque ou graça para ser lembrado como contar uma história, lembrar uma data ou fato pouco conhecido.

Esta última técnica incentiva a participação, o que resultará numa rápida diminuição dos nervos do orador. Existem muitas outras técnicas aconselháveis para captar a atenção do público: com uma imagem projetada, um vídeo motivacional, um objeto curioso, mencionar a frase de uma pessoa conhecida, um provérbio, etc.

2) Reconhecimento

Este pilar é dividido em conhecimento do tema do discurso, de si mesmo e do público. É claro que dar uma conferência sobre um assunto que não é conhecido em profundidade cabe apenas aos políticos mais hábeis, portanto, em qualquer caso e mesmo que seja a especialidade de alguém, é sempre aconselhável estudar os aspectos mais desconhecidos ou, por pelo menos, rever tudo minuciosamente.

O reconhecimento de si mesmo é um dos aspectos mais “zen” da teoria Bravo, o conceito que tem de si condiciona as suas ações no palco - ou sala de reunião - e também as palavras que vai escolher.

3) Autoridade

Autoridade é sinônimo de credibilidade e é alcançada através da linguagem verbal e não-verbal. A melhor maneira de obter autoridade é projetá-la, enquanto a realiza, torna-a realidade.

Para falar em público como profissional, é importante saber que a autoridade projetada pela linguagem não-verbal é dividida em: movimento dos olhos - fixando o olhar na plateia; expressão facial – sorrir sempre; gestos - as mãos só devem ser usadas para destacar os momentos importantes, pois ligam fala e imagem; e o movimento - deve ser sempre voluntário.

4) Valor

Esta é apenas a mensagem, a sua estrutura é constituída por:

  • Ação- orientar o discurso para que algo aconteça.
  • Clareza- que todos possam entendê-lo.
  • Objetivo- o propósito da mensagem.
  • Precisão- rigor para ser mais credível.
  • Interessante- o público deve ouvi-lo.
  • Oportuno- considerar e adaptar a mensagem ao contexto e ao ambiente do momento.

O objetivo é articular todo o seu discurso em torno das emoções em vez da razão, isto é, contar histórias. As histórias não apenas simplificam a mensagem inteira, mas também movem o espectador e, assim, associam os seus próprios sentimentos ao que está a ser contado.

5) Ovação

É preciso estar emocionalmente envolvido com o que está contar, tanto no momento de realizar o discurso, como no momento de o fechar. Se conseguir fechar o seu discurso com um aforismo ou um ditado que o seu público nunca tenha ouvido, vão recordar para sempre o seu discurso e este terminará com uma ovação sonora.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.