5 dicas para falar em público como um profissional
Aprenda como falar em público como um profissional e alcance um objetivo que pode ajudar muito mais do que parece na sua carreira

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Aprenda como falar em público como um profissional e alcance um objetivo que pode ajudar muito mais do que parece na sua carreira
Falar em público é, juntamente com a competência em inglês ou outras línguas, o assunto pendente de muitos grandes profissionais que se deparam com problemas como as suas carreiras não progridem ao não trabalharem para corrigir essas deficiências.
Em ambos os casos, a melhoria requer um esforço pessoal importante e passa por um processo de aprendizagem.
Para Monica Galán, autora do Método Bravo, falar em público é resumido nas cinco faces de um diamante, porque há cinco pilares para desenvolver a oratória: a recepção, o reconhecimento, a autoridade, o valor e a ovação. Mas antes de rever o Método Bravo cada um desses cinco passos para falar em público, é conveniente lembrar, que esse diamante tem uma base - o tema escolhido - e um pico - o público - que são o que realmente lhe dão o seu valor.
A recepção ou acolhimento é, seguramente, o momento chave de todo discurso oral, uma vez que, de acordo com o efeito da preferência, as pessoas retêm muito melhor os primeiros elementos de um discurso. É positivo começar uma apresentação pública com um truque ou graça para ser lembrado como contar uma história, lembrar uma data ou fato pouco conhecido.
Esta última técnica incentiva a participação, o que resultará numa rápida diminuição dos nervos do orador. Existem muitas outras técnicas aconselháveis para captar a atenção do público: com uma imagem projetada, um vídeo motivacional, um objeto curioso, mencionar a frase de uma pessoa conhecida, um provérbio, etc.
Este pilar é dividido em conhecimento do tema do discurso, de si mesmo e do público. É claro que dar uma conferência sobre um assunto que não é conhecido em profundidade cabe apenas aos políticos mais hábeis, portanto, em qualquer caso e mesmo que seja a especialidade de alguém, é sempre aconselhável estudar os aspectos mais desconhecidos ou, por pelo menos, rever tudo minuciosamente.
O reconhecimento de si mesmo é um dos aspectos mais “zen” da teoria Bravo, o conceito que tem de si condiciona as suas ações no palco - ou sala de reunião - e também as palavras que vai escolher.
Autoridade é sinônimo de credibilidade e é alcançada através da linguagem verbal e não-verbal. A melhor maneira de obter autoridade é projetá-la, enquanto a realiza, torna-a realidade.
Para falar em público como profissional, é importante saber que a autoridade projetada pela linguagem não-verbal é dividida em: movimento dos olhos - fixando o olhar na plateia; expressão facial – sorrir sempre; gestos - as mãos só devem ser usadas para destacar os momentos importantes, pois ligam fala e imagem; e o movimento - deve ser sempre voluntário.
Esta é apenas a mensagem, a sua estrutura é constituída por:
O objetivo é articular todo o seu discurso em torno das emoções em vez da razão, isto é, contar histórias. As histórias não apenas simplificam a mensagem inteira, mas também movem o espectador e, assim, associam os seus próprios sentimentos ao que está a ser contado.
É preciso estar emocionalmente envolvido com o que está contar, tanto no momento de realizar o discurso, como no momento de o fechar. Se conseguir fechar o seu discurso com um aforismo ou um ditado que o seu público nunca tenha ouvido, vão recordar para sempre o seu discurso e este terminará com uma ovação sonora.