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O que é Marketing de Conteúdo?

      
O que é Marketing de Conteúdo?
O que é Marketing de Conteúdo?  |  Fonte: Fotos Universia

Formatos de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não está limitado a uma única forma de comunicação, uma vez que o que define esta ferramenta do marketing são os assuntos e temas tratados. A estratégia de marketing é que irá definir quais os formatos a explorar, dependendo dos objectivos, público-alvo e orçamento disponíveis. Alguns exemplos de formatos de marketing de conteúdo são:

  • Artigos de blog

  • Vídeos

  • Podcasts

  • Fotografias

  • Gráficos

  • Newsletters

  • Infografias

  • Quizzes

  • Webinars

  • Conteúdos para redes sociais

Estratégia

A produção deste tipo de conteúdos não está apenas limitada ao processo criativo, há uma parte muito importante em que se define a estratégia a utilizar. No caso do marketing de conteúdo há um trabalho muito importante que é desenvolvido antes da produção do conteúdo propriamente dita em que serão definidas as palavras-chave a utilizar, que tópicos poderão ser abordados e os formatos que poderão ser utilizados. Para definir as questões referidas, em primeiro lugar deverão ser definidos os objectivos a cumprir de forma mensurável. Por exemplo, aumentar as visitas ao site em 20% seria um objectivo concreto e que facilitaria a avaliação da estratégia desenvolvida.

Exemplos de marketing de conteúdo

Já falámos de formatos e estratégia mas que género de conteúdos podem ser produzidos? Dentro dos conteúdos úteis poderemos ter tutoriais, depoimentos de utilizadores de certos produtos ou partilha de novidades. Para conteúdos divertidos e de entretenimento poderemos criar quizzes, para redes sociais produzir conteúdos gráficos com um copy divertido ou criar uma campanha com uma hashtag própria e que desafie os consumidores a criarem o seu próprio conteúdo que poderá ser partilhado pela marca.

Parcerias

Outra questão muito actual é encomendar conteúdos a especialistas em produção de conteúdos ou em personalidades com muito alcance online, isto é, muitos seguidores. É por este motivo que temos a indicação de “parceria remunerada com” em plataformas como o Instagram. Dependendo do contrato, o conteúdo pode ser produzido de duas formas, a empresa que a contrata refere algumas keywords que gostariam que fossem utilizadas, duração do vídeo ou quantidade de palavras, e uma listagem das características que gostariam que fossem referidas. Noutras casos os produtores de conteúdos têm total liberdade, embora que tendo em conta a sua abordagem aos conteúdos próprios seja possível prever a forma como será feita a abordagem a conteúdos remunerados.

Divulgação dos conteúdos

Para além da produção dos conteúdos é necessário fazer a divulgação dos mesmos. Existem diversas formas de o fazer, como ter um website que terá um blog próprio, criar e utilizar perfis nas diversas redes sociais, estabelecer parcerias para publicar conteúdo noutros espaços com maior alcance como blogs de especialidade que aceitem convidados. No caso dos conteudo criados através de parcerias, o canal de distribuição será também o do parceiro.

O conteúdo é rei

Caso se questionem sobre se a importância do conteúdo é limitada ao momento actual, certamente já ouviram a famosa citação “O conteúdo é rei” que pertence a um ensaio escrito por Bill Gates em 1996. Nesse ensaio, Bill Gates previa a produção de conteúdos seria responsável por uma das maiores fatias de lucros provenientes da internet.

A verdade é que durante alguns anos a produção de conteúdos estava limitada a pessoas mais aptas tecnologicamente e este desenvolvimento não ocorreu de imediato. Contudo, com a democratização da internet e o surgimento do que chamamos de web 2.0, a produção de conteúdo teve um enorme impulso. E se durante alguns anos não era possível viver apenas da produção de conteúdos online, a verdade é que actualmente esta é uma realidade comum.

No entanto, a maior dificuldade do marketing de conteúdo provém precisamente do facto de todos podermos ser criadores de conteúdos. Para nos destacarmos, é necessário garantir a qualidade dos conteúdos produzidos, dentro de uma estratégia adequada aos nossos objectivos e também através da distribuição em diversos canais de comunicação.





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