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O Que é o Growth Hacking?

      
O Que é o Growth Hacking?
O Que é o Growth Hacking?  |  Fonte: istock

Como iniciar uma estratégia de Growth Hacking?

Uma das estratégias mais utilizadas pelas startups para compreender como funciona o seu crescimento é o sistema AARRR, desenvolvido por Dave McClure. Segundo esta metodologia, as startups necessitam de se focar e estudar os seguintes comportamentos dos seus clientes e utilizadores:

  • Aquisição (Aquisition) - Como é que os nossos clientes nos encontram?

  • Ativação (Activation) - Os clientes têm uma boa experiência?

  • Retenção (Retention) - Os clientes ou utilizadores continuam a utilizar o serviço ou comprar os produtos?

  • Receitas (Revenue) - Como é que obtemos as nossas receitas?

  • Recomendações (Referrals) - Os nossos utilizadores ou clientes recomendam-nos a outros clientes?

Analisando estas métricas, poderemos perceber quais são os pontos a melhorar, permitindo-nos crescer. Dependendo do problema a resolver as estratégias serão distintas.

Como definir a estratégia de Growth Hacking?

Após descobrirmos em que questão nos iremos focar e optimizar, iremos avançar para definir as estratégias de Growth Hacking. Nesta metodologia, podemos utilizar diversas ferramentas ao mesmo tempo e inclusivamente criar grupos de teste para perceber quais metodologias nos trazem melhores resultados.

Para começar pode utilizar todos os dados que tenha referentes ao seu produto ou serviço. imaginemos que vendemos um serviço através de um website, neste caso seria muito fácil perceber em que página os clientes abandonam o site ou em que página se convertem, porque existem muitos dados do comportamento do utilizador.

Para além disso, é importante que se faça uma análise das práticas dos concorrentes e também das melhores práticas de Growth Hacking. Ou seja, existe uma grande fase de pesquisa e análise antes de passarmos a fase de gerar ideias.

Por fim, as ideias que irão ser colocadas em prática podem ser geradas por todos os elementos da equipa, desde pessoal mais relacionado com marketing, produção de conteúdos, desenvolvimento de produto e de negócio. Podem ser geradas várias ideias distintas, desde que relacionadas com o problema específico que se quer resolver.

Estratégias mais comuns

As estratégias mais comuns em Growth Hacking encontram-se genericamente nos seguintes grupos:

  • Marketing de Conteúdo

  • Marketing de Produto

  • Publicidade

Marketing de Conteúdo

Neste grupo incluímos todos os conteúdos produzidos para publicitar ou divulgar os nossos serviços, produtos ou simplesmente criar reconhecimento da marca. Falamos de produção de conteúdos para redes sociais, escrita de textos de blog, optimização de conteúdos para SEO, tutoriais, participação em fóruns e grupos, concursos e giveaways. Estes são apenas alguns exemplos, na realidade a lista é muito mais extensa.

Marketing de Produto

O marketing de produto foca-se em tornar o produto mais atractivo para os utilizadores ou clientes. Dentro das estratégias utilizadas encontramos técnicas de gamification, isto é, criar uma forma mais próxima do entretenimento para fazer os utilizadores e clientes interagirem com os serviços ou produtos. Por exemplo, utilizar mensagens de erro com piadas em vez de uma mensagem simples como “Página não encontrada”. Criar benefícios ou promoções para os utilizadores, incluindo benefícios para os utilizadores que angariem novos clientes.

Publicidade

Dentro da publicidade temos as peças de publicidade como anúncios para televisão ou rádio, criação de campanhas gráficas para divulgação em jornais, revistas ou afixação em local público. Além disso, também temos toda a publicidade direccionada para web, incluindo anúncios em redes sociais, banners e anúncios pagos em motores de busca.





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