text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Vantagens de Trabalhar em Equipa

      
Saber trabalhar em equipa é das soft skills mais procuradas pelos empregadores.
Saber trabalhar em equipa é das soft skills mais procuradas pelos empregadores.  |  Fonte: iStock

Para que as equipas funcionem é necessário um coordenador com capacidades de liderança, mas também capaz de ver as melhores qualidades em todos os membros da equipa. Isto vai ser especialmente importante quando houver necessidade de delegar tarefas ou de ouvir um conselho de um membro especializado em determinada área de conhecimento. Assim, devem-se tomar as equipas como uma estrutura em que todos os envolvidos têm parte sua a dar, mas que também saem recompensados pelo produto final – e em como foram importantes individualmente, mesmo estando integrados em equipa.  


Gestão de Talentos Individuais

Uma boa equipa deverá saber reconhecer entre os seus membros as suas capacidades e especialidade técnica. O trabalho de cada um deverá ser utilizado segundo os talentos individuais, de modo a maximizar a produtividade de toda a equipa.  Desta forma também se irá valorizar o trabalho individual dos trabalhadores que pertencem a uma dada equipa. Os coordenadores de uma equipa deverão ter em especial consideração a gestão de talentos individuais, para não desperdiçar recursos que já existem na empresa. Um bom coordenador de equipa deverá reconhecer as especificações de cada trabalhador, de modo a organizar uma equipa de grande produtividade.


Aumento da Capacidade Criativa

Durante o trabalho em equipa várias pessoas, com diversos saberes e funções, juntam-se com um determinado objetivo. No envolvimento entre todos os colaboradores para gerar ideias ou ultrapassar problemas, a capacidade criativa é exponencialmente aumentada. Boas equipas darão palavra a todos os colaboradores para a resolução de desafios inerentes ao trabalho numa empresa. Desta forma saberemos que o ponto de vista de um engenheiro poderá ser complementado pelo ponto de vista de alguém que estudou Humanidades. É a partir da junção das diversas competências dos trabalhadores que se poderão chegar a nova ideias e soluções. 

 

Envolvimento nas Causas da Equipa / Empresa

A partir do momento em que damos responsabilidades a cada elemento de uma equipa, também estaremos a gerar um dever para com o outro e uma consciência individual de compromisso. Um dos objetivos de uma equipa é o empenho de todos para atingir um bom nível de produtividade. Neste processo deve-se salientar o bom trabalho e cada um e como isso será importante para a empresa em que está a trabalhar. Esta situação irá instigar um sentimento de pertença à equipa, o que em teoria, contribuirá para um maior bem-estar de todos os trabalhadores.

Aumento do Rendimento no Trabalho

Desde muito novos, em contexto escolar, somos postos à prova para organizar trabalhos em equipa – e o resultado final acaba sempre por exceder as expectativas. Ainda que existam, por vezes, elementos que não dão o seu contributo para o trabalho em equipa, sabemos desde logo que o resultado de uma boa equipa é a produtividade. Assim, muitas empresas apostam em gerar equipas de alto rendimento, tendo em atenção a aspetos psicológicos e sociais que são inerentes à constituição de uma boa equipa.  

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.