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O que é o Outsourcing?

      
 Outsourcing ou externalização é quando uma companhia ou empresa contrata uma terceira parte.
Outsourcing ou externalização é quando uma companhia ou empresa contrata uma terceira parte.  |  Fonte: iStock

O que torna o outsourcing uma solução atrativa?

A maior motivação para esta delegação de funções - outsourcing - é fundamentalmente a redução de custos. A empresa de outsourcing fica encarregue de fazer a avaliação das necessidades do cliente, tratando de todo o processo de seleção e recrutamento até à gestão contratual e administrativa dos colaboradores, enquanto garante o cumprimento das tarefas contratualizadas.

Além disso, o outsourcing pode ser uma excelente forma de ter acesso a profissionais ultra especializados para a execução de um projeto ou tarefas específicas, no caso dessas qualificações não se encontrarem na empresa. Muitas vezes, estas empresas de outsourcing têm nos seus quadros consultores especializados que são alocados a projetos com objetivos de otimização específicos.

Vantagens de contratar uma empresa de Outsourcing:

Há muitas vantagens no recurso ao outsourcing, sendo algumas delas:

  • Redução de despesas e custos operacionais

  • Otimização de recursos

  • Reduzir custos associados com a mão-de-obra

  • Possibilita a redução dos quadros da empresa

  • Acesso a mão de obra especializada e qualificada

  • Permite maior agilidade na organização da empresa ao nível de tomada de decisões 

  • Aumento da eficiência e produção

  • Ao delegar tarefas secundárias, permite que a empresa se foque nas suas tarefas centrais, tornando-se mais eficiente, especializada, produtiva e com mais ganhos em termos de qualidade.

Desvantagens do Outsourcing: 

O outsourcing também apresenta desvantagens, que resultam por vezes de uma triangulação pouco concertada entre as várias partes envolvidas. Algumas destas desvantagens são:

  • Perda de controlo sobre a atividade que é externalizada.

  • Quando a empresa que contrata uma empresa de outsourcing exige resultados rápidos e de qualidade, a empresa de outsourcing ao exigir mais dos seus empregados, pode levar a que estes percam a motivação, uma vez que nem são efetivamente funcionários da empresa principal, levando a que o cliente não fique satisfeito.

  • Pouco envolvimento com a cultura da empresa por parte dos trabalhadores subcontratados, que se reflete num menor envolvimento com o trabalho

  • Possibilidade dos custos serem superiores aos inicialmente previstos

  • Perda de conhecimento especializado numa determinada área

  • Criação de dependência em relação às empresas de outsourcing

  • Fuga de informação sensível

Desafios das empresas de outsourcing

Um dos maiores desafios que as empresas de outsourcing têm é conseguir manter os clientes satisfeitos e os seus trabalhadores também. Ou seja, se por um lado têm de dar resposta às exigências dos clientes e ir de encontro ao que é esperado, por outro, têm de trabalhar no sentido de manter os empregados conectados com a empresa e o trabalho.

Quem trabalha para um empresa de outsourcing tende a ver a sua permanência na empresa como mais transitória, do que se fosse contratado pela empresa principal. Por isso é necessário criar de mecanismos para que os trabalhadores se sintam pertencentes à empresa e enquadrados nos valores e missão da mesma, de forma a otimizar o seu trabalho e empenho.


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