text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Missão, Visão e Valores Empresariais

      
Ainda que muito ligados à cultura organizacional, é necessário que haja uma definição da “Missão, Visão e Valores Empresariais”.
Ainda que muito ligados à cultura organizacional, é necessário que haja uma definição da “Missão, Visão e Valores Empresariais”.  |  Fonte: iStock

Ainda que muito ligados à cultura organizacional, é necessário que haja uma definição da “Missão, Visão e Valores Empresariais”. O tipo de planeamento agregado a estas definições irá permitir afirmar um produto ou serviço dentro do mercado em que se inserem. Saber para onde se caminha ou, pelo menos, existir uma idealização do caminho é o primeiro passo para o sucesso de qualquer que seja o empreendimento – neste caso em concreto trata-se do crescimento empresarial e de volume de negócios. Assim, prepare-se para um planejamento estratégico voltado para a edificação da personalidade da sua empresa, estabelecendo metas e obedecendo aos compromissos sociais e ambientais.   

Estabelecer Metas de Organização

Para a implantação de um serviço ou produto no mercado é necessário ter-se consciência de como funciona esse mercado e conforme estas ilações, programar algumas metas para organização do negócio. Para todas as empresas, recentes ou antigas, será necessário manter este foco de negócio – e conforme as circunstâncias, voltar sempre ao ponto de estudo das condições de mercado. Isto é especialmente importante porque a cada dia que passa acontecem mudanças no nos segmentos de negócio e no próprio mercado. Para cada novo produto ou serviço apresentado será necessário um período de estudos para saber como implementar. Na gestão e definição de metas serão importantes ferramentas como pesquisa, desenvolvimento de campanhas de marketing ou ainda treino de equipas. Todo este processo poderá seguir alguns parâmetros pré-definidos, como são:

  • Definição de objetivos
  • Incorporação de estratégias e métodos de alcance de metas
  • Capacitação dos trabalhadores da empresa
  • Monitoramento dos resultados obtidos

Planejamento Estratégico

Depois do estabelecimento de metas para a organização, será necessário embarcar na definição da “alma” da empresa. O planejamento estratégico deve passar por definir os conceitos de Missão, Visão e Valores empresariais.

  • Missão

Neste ponto deve-se procurar, em primeiro lugar, o motivo pelo qual decidiu criar a sua empresa. Para muitos empreendedores esta resposta pode significar “criar um produto ou serviço com qualidade” ou “ter encontrado um nicho de negócio muito rentável”. Para qualquer uma das respostas deve-se observar as razões que estarão mais ao nível do inconsciente. Neste sentido, deve-se também pôr em cheque os riscos que correu no levantamento do seu negócio e perceber que o seu produto ou serviço em algum momento melhorou a vida do cliente. A missão da sua empresa deverá ser motivada pela supressão de uma necessidade ou melhoramento da vida do seu público através do produto ou serviço que está a comercializar.

  • Visão

Obter uma ideia de como o seu produto ou serviço está a responder às demandas empresariais do presente é, de alguma forma, fácil. No entanto, manter uma perspetiva para o futuro e trabalhar segundo uma visão de futuro é mais difícil. Assim, para o seu planeamento estratégico é importante que faça um exercício de imaginação para o seu negócio e o coloque daqui a 15 ou 20 anos. Terá de pensar no impacto do seu produto ou serviço a longo-prazo e estabelecer prioridades e cenários hipotéticos para que este corresponda a um mundo do futuro.

  • Valores

Tal como para cada individuo em singular, as definições de valores poderão coloca-lo à frente no mercado. Estes poderão ter características que são comuns a outros negócios, como por exemplo, zelar pelo bem-estar dos trabalhadores. Por outro lado, cada negócio em singular, deverá ter para si valores que estão agregados à produção de um determinado produto ou oferecimento de um determinado bem. Temos como exemplo de valor, a “inovação” para produtos de cariz tecnológico – ou então “integração da experiência do cliente” para serviços ligados ao quotidiano do consumidor.  


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.