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O que NÃO fazer no ambiente de trabalho

      
Fonte: Shutterstock
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Apesar de não fazerem parte dos estatutos das empresas ou não serem comentadas pelos colegas, há determinadas regras que devem ser cumpridas dentro do ambiente de trabalho e que não são conhecidas por todos os profissionais.

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Muitos profissionais apenas aprendem estas regras depois de passarem por uma má experiência ou de serem alvo de comentários dentro da empresa. Para que evite passar por estas situações, tente estar mais atento ao comportamento dos seus colegas e avalie o seu comportamento durante o horário de trabalho. Fique a conhecer 7 coisas que deve evitar fazer dentro do ambiente de trabalho:


1 - Nunca se sinta superior

Apesar de ter de mostrar todas as suas qualidades e de vender a sua imagem durante uma entrevista de emprego, é importante que este tipo de comportamento não seja adotado por sistema quando conseguir um emprego. Dentro do ambiente de trabalho é necessário respeitar as diferenças entre si e os seus colegas e até mesmo subordinados. Ter um pouco de autoridade é normal, até mesmo pelos cargos de responsabilidade que possa ocupar, no entanto, não deixe que isso afete a sua relação entre os outros profissionais.


2 - Não destrua a ideia de um colega

É frequente ouvirmos ideias absurdas durante as reuniões de trabalho. Sempre que ouvir algo com o qual não concorde, tente dar soluções para adaptar a ideia em vez de simplesmente falar mal da teoria do seu colega. Ao contrário das ideias, as relações profissionais não podem ser refeitas com facilidade.


3 - Nunca se sente ao lado do presidente da empresa quando visita as instalações

Ao chegar a uma reunião com o presidente geral da empresa, tente cumprimentá-lo, no entanto, evite sentar-se na cadeira imediatamente ao lado. Há outras maneiras de se aproximar dele e sentar a seu lado não vai mudar nada na sua carreira profissional e vai acabar por gerar comentários desnecessários entre os seus colegas de trabalho.


4 - Ajude os seus colegas

Muitos dos profissionais que estão a avançar dentro da empresa só conseguem fazê-lo com a ajuda de um mentor ou de uma pessoa mais experiente que dê os caminhos certos para o sucesso profissional. Se já se sente seguro na empresa, tente ajudar também os seus colegas de trabalho ao seu redor que ainda não tiveram a mesma oportunidade.


5 - Não roube as ideias aos outros

Dê sempre o crédito necessário aos seus colegas de trabalho e subordinados. Nunca passe uma ideia adiante sem dar o devido reconhecimento ao profissional que a sugeriu. Um erro desses pode marcar sua imagem para sempre diante da pessoa.


6 - Partilhe também as más notícias

Todos sabemos como é bom dar boas notícias aos clientes, no entanto não se esqueça também de os informar dos possíveis imprevistos e etapas em atraso. Apesar de ser difícil transmitir uma má notícia, se passar o recado de imediato é sem dúvida preferível a esconder a informação até ao último instante.


7 – Evite falar quando não tiver nada para dizer

Durante uma reunião importante, procure falar apenas o que for realmente importante. Evite falar por falar apenas para mostrar aos seus colegas que tem algo a dizer naquela reunião. Muitas vezes um comentário indevido ou uma má ideia pode prejudicar a sua imagem profissional.

 


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