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Notícias

Impacto na educação superior na sociedade: inclusão social, formação docente e tecnologias da informação

      
Fonte: Ries

Para a 13a edição da Revista Ibero-americana de Educação Superior (RIES), coeditada pela Universia e o Instituto de Investigações sobre a Universidade e a Educação (IISUE), da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM), contou com a participação de 18 investigadores e académicos. Os artigos que a compõem abordam temas centrados no ensino superior; neste número fala-se especificamente sobre: formação docente, programas de inclusão social, trajetória profissional, autonomia universitária, políticas públicas, adaptação curricular, tecnologias de informação e teoria pedagógica. Estos textos provêm da Argentina, Brasil, Espanha, México e Perú.

 

Incidentes críticos nos professores da PUCP, de Cristina del Mastro y Carles Monereo (Espanha e Perú). Neste artigo apresentam-se os incidentes mais importantes que têm repercussão direta na formação dos docentes.

 

Alumno ProUni: O impacto na instituição da educação superior e na sociedade de Vera Lucia Felicetti, Alberto F. Cabrera, Marilia Costa Morosini (Brasil). O tema central deste artigo é a avaliação do impacto na educação superior e na sociedade brasileira que teve o Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

Os licenciados de comunicação e o mercado laboral: um estudo de trajetórias profissionais, de César Sánchez-Olavarría (México). Uma investigação na qual se estuda a trajetória profissional a partir da análise das diferentes etapas de desenvolvimento profissional pelas quais devem passar os comunicadores. 

 

Inovação docente mediante um método tutorial apoiado em recursos informáticos. Uma experiência da Facultade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires, de Carlos Luis Boschi (Argentina). Este trabalho avalia o desempenho de alunos do curso de Engenharia Agrónoma com a finalidade de provar la eficiência dos métodos de ensino em função dos diferentes perfis que possam ter os alunos. 

 

A autonomia institucional e académica das universidades nacionais. Evolução conceptual na legislação e jurisprudência argentina de Marcela S. Molina (Argentina). Uma revisão histórica do desenvolvimento das universidades argentinas através da qual é possível advertir a ingerência governamental na organização institucional e académica, colocando em causa o estatuto de autonomia de que gozam as instituições de ensino superior na Argentina. 

 

O futuro da educação superior no México de Adrián Acosta (México.) Este é um ensaio no qual se discute a natureza do ensino superior mexicano enquanto agente de mudança através dos diferentes cenários futuros implícitos no ensino superior: sociedade, economia e política. 

 

Adequação do currículo aos alunos universitários portadores de deficiência: um case study de Diego-Jesús Luque-Parra, Gemma Rodríguez-Infante, María-Jesús Luque- Roja (Espanha). Com o exemplo concreto de uma aluna espanhola com deficiência motora, aborda-se a questão das adaptações curriculares necessárias para os alunos universitários portadores de deficiência em Espanha.

 

A E-A da história da arquitectura nas IES na era digital: dava uma nova e-topia de Marco Alejandro Sifuentes Solís, Alejandra Torres-Landa López (México). Uma revisão dos modelos educativos e os processos de ensino-aprendizagem na história da arquitetura mexicana, até à era das tecnologias de la informação e educação. 

 

Filosofia e práticas educativas segundo Adolfo Sánchez Vázquez de Samuel Arriarán Cuéllar (México). Neste artigo faz-se uma avaliação da teoria pedagógica de Adolfo Sánchez docente e tecnologias da informação Vázquez através da prática educativa marxista, aplicada a alguns processos sociais do México. 

 

Resumo de O livro da universidade imaginada. Para uma universidade situada entre bom lugar e nenhum lugar, coordenado por Eduardo Ibarra Colado e Luis Porter Galetar de Rafael Isaac Estrada-Danell. Este trabalho apresenta, em forma de revisão, uma série de reflexões em torno da obra O livro da universidade imaginada. Com isto pretende- se contribuir para a compreensão da obra e convidar à leitura deste texto inovador sobre a universidade do futuro. 

 

Resumo do livro: O primeiro ano universitário entre jovens provenientes de sectores de pobreza: uma questão de equidade, de Marisol Silva Laya e Adriana Rodríguez de Lorenza Villa-Lever. O livro analisa a experiencia de estudantes que estão no seu primeiro ano de universidade, e as condições académicas da sua formação, em duas instituições orientadas a jovens de sectores sociais desfavorecidos que ingressam em dois tipos de instituições criadas a partir das políticas de equidade educativa. 

 

Este último número corresponde ao volume V da publicação, e é composto por 11 artigos, que podem ser consultados em Ries


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